Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata
  • +55(17) 3321-3060
  • Portugues
  • English
  • Spanish
  • Italian

Destaque

Entrevista com Lucas de Castro Barroti, Egresso da 3° Turma e Aprovado em Residência

ENTREVISTA COM LUCAS DE CASTRO BARROTI, EGRESSO DA 3° TURMA E APROVADO EM RESIDÊNCIA

"Escolhi a residência de Clínica Médica, pois acho essencial para complementar a formação do médico", disse o barretense Lucas.

FACISB - O que te motivou a fazer o curso de Medicina?
Lucas - Desde criança eu já gostava de Medicina e sempre tive curiosidade sobre qualquer coisa relacionada a Ciência, tanto que minha matéria preferida no colégio era Biologia. Meu pai trabalha com Química e comprava livros de Corpo Humano; Química; Biologia e eu também costumava ler. Minha decisão foi realmente no terceiro colegial, mesmo assim, entrei na Faculdade sem ter certeza se a escolha estava correta, mas descobri no meio do curso que eu realmente gosto da profissão.

FACISB - Qual residência você optou?
Lucas - Desde o internato eu já estudava para as provas de residência, fui aprovado na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, UPS – Ribeirão Preto, Santa Casa de SP e IAMSPE - Hospital do Servidor Público Estadual.
Escolhi a residência de Clínica Médica, pois acho essencial para complementar a formação do médico. Iniciei no dia 01 de março de 2019, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.

FACISB – A FACISB contribuiu em sua escolha de especialidade? De qual maneira?
Lucas - Sim, nós temos vários professores que despertam o interesse em determinadas áreas por conta do jeito que ela é passada na Faculdade. Muitos professores que fizeram residência de Clínica Médica são muito bons, então eu olhava e pensava: “Esse professor fez residência de Clínica Médica, ele é muito bom e eu quero ser igual um dia”.

FACISB – Teve algum momento durante a sua Graduação de Medicina que é marcante até hoje?
Lucas – Tive todo apoio da FACISB quando fiz intercâmbio durante 1 ano na Escócia, e este fator sempre tinha foco em todas as entrevistas de residência.

FACISB – Em sua opinião, quais característica é necessária para ter êxito na carreira médica?
Lucas – Interessado, curioso e especificamente ter habilidade de comunicação com a equipe, paciente e familiares. O Hospital que estou fazendo residência é muito grande e tem médicos de especialidades diferentes, então eu converso com diversos deles para resolver casos de pacientes, porque eu acho o trabalho em equipe essencial.