Extensão

Modalidades

 

As atividades extensionistas, segundo sua caracterização no projeto político pedagógico do curso de Medicina da FACISB, se inserem nas seguintes modalidades:


I. Curso/Oficina: Consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemática, com carga horária mínima de 06 horas e critérios de avaliação definidos. Responde a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação e pode estar vinculada a um Programa ou Projeto de Extensão ou ser isolado.
II. Evento: Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido pela faculdade. São exemplos de evento de extensão: campanha de difusão cultural, concerto, espetáculo, exposição, festival, feira, conferência, congresso, simpósio, seminário, debate, encontro, fórum, jornada, mesa-redonda, palestra, lançamento de publicações e produtos, mostra, entre outras manifestações.
III. Prestação de Serviços: Consiste em trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir da (e sobre a) realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social.
IV. Programa: É a articulação de pelo menos dois projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviço) de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual e contínua de no mínimo 01 ano, integrando o ensino e a pesquisa.
V. Projeto: É uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, de no mínimo 6 meses. O Projeto de Extensão pode ocorrer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão.

Precisa de ajuda ?