25/03/2024 - FACISB, PAP e Hospital de Amor de Barretos recebem apoio financeiro da Bristol Myers Squibb Foundation

A FACISB, por meio do Projeto de Assistência Populacional (PAP), comemora uma colaboração bem-sucedida com o Hospital de Amor de Barretos e o apoio financeiro da Bristol Myers Squibb Foundation (BMS). A BMS Foundation é uma organização filantrópica independente, empenhada em promover equidade em saúde para comunidades carentes impactadas de maneira desproporcional por doenças graves.

"Reconhecemos a significativa população de pacientes carentes no Brasil que necessitam de melhor acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidados com o câncer", declarou John Damonti, presidente da Bristol Myers Squibb Foundation. "O propósito destas doações é preencher lacunas no tratamento oncológico para pacientes afrodescendentes e indígenas no Brasil, simbolizando o comprometimento da BMS Foundation com nossa Iniciativa Global de Disparidades do Câncer. Estamos ansiosos para observar o impacto dessas iniciativas no acesso, tratamento e, em última instância, nos resultados dos pacientes."

O PAP planeja ampliar o acesso a serviços de cuidados oncológicos nas comunidades indígenas Xakriabá, implementando ações de saúde digital e rastreamento sistematizado. O objetivo é promover a saúde, prevenir e tratar o câncer de maneira inclusiva e culturalmente sensível.

A aluna FACISB e Presidente do PAP, Camila Verardino, expressou sua satisfação com esta conquista. " Durante o ano de 2023, estivemos profundamente comprometidos em ampliar ainda mais nossa atuação nos âmbitos de assistência social e em saúde. Foi neste período que encontramos, em parceria com o Departamento de Telessaúde do Hospital de Amor de Barretos, a oportunidade de nos inscrevermos em um edital da Bristol Myers Squibb Foundation, fundação da farmacêutica norte-americana de mesmo nome, cuja verba recebida foi a impulsionadora do nosso mais novo projeto. Dessa forma, durante os próximos 03 anos, atuaremos diretamente na Terra Indígena Xakriabá, não apenas pelas ações anuais do Projeto Maloca, mas também com visitas periódicas do Departamento de Prevenção do Hospital de Amor de Barretos. A verba originada da Bristol Myers Squibb Foundation nos propiciou a criação de um projeto de prevenção de câncer de colo uterino e de mama voltado para a população feminina local. Todo o processo acontecerá baseado em visitas periódicas das carretas de prevenção do Hospital de Amor, associado a telenavegação dos pacientes via plataformas da própria Fundação. Assim, conseguiremos não apenas fornecer meios adequados de prevenção para essa população, mas também diagnosticar e tratar aqueles que apresentarem resultados positivos para alguma das enfermidades. Além disso, contaremos com a participação de alunos do curso de medicina da FACISB durante todo esse processo. Tanto a criação projeto enviado para a Bristol Myers Squibb Foundation quanto todo seu desenvolvimento após aprovação e sua manutenção são de responsabilidade de alunos e ex-alunos da própria Faculdade de Ciências de Saúde de Barretos, fator que corrobora com a formação acadêmica destes nos preceitos de humanização pregados pela faculdade e também no quesito de responsabilidade social. Desse modo, nosso novo projeto beneficia tanto a população indígena, no que diz respeito a promoção de saúde, quanto a comunidade acadêmica na qual estamos inseridos." Por outro lado, o Diretor-Técnico e egresso, da FACISB, Guilherme Pupim, destaca a importância da parceria com a BMS “Para tornar essa visão uma realidade, o Projeto de Assistência às Populações orgulhosamente anuncia uma colaboração com a Bristol Myers Squibb Foundation, instituição mundialmente reconhecida por seu trabalho exemplar na área da saúde e pesquisa contra o câncer. Esta parceria simboliza um marco importante, unindo esforços para levar conhecimento, prevenção e tratamento para o povo brasileiro no norte do Estado de Minas Gerais, na Terra Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões. Além do mais, temos a grande honra de trabalhar em conjunto com o Hospital de Amor de Barretos, uma das mais respeitadas instituições de tratamento de câncer no Brasil e do mundo. A expertise e a infraestrutura do Hospital de Amor serão fundamentais para o sucesso deste projeto, permitindo não só a realização de exames preventivos, mas também garantindo um encaminhamento eficaz para tratamentos, quando necessário. ”

A colaboração entre FACISB, Hospital de Amor de Barretos e Bristol Myers Squibb Foundation representa um passo significativo na redução das disparidades no tratamento oncológico no Brasil, com impacto direto nas comunidades mais vulneráveis.