25/03/2020 - Alunos realizam projeto voluntário de teleatendimento na pandemia do COVID-19

O “Programa de Extensão e Gestão de Promoção à Saúde na Pandemia COVID-19” é um projeto voluntário da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) em parceria com o Hospital de Amor (@hospitaldeamor), onde os alunos do curso de Medicina da FACISB estão se dedicando em 3 turnos, desde o dia 23 de março, no horário das 7h às 19h.

No momento, são 29 alunos colaborando com o projeto voluntário, que visa atender, direcionar e tranquilizar da melhor maneira os pacientes oncológicos do Hospital de Amor, diante do cenário criado em razão da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), onde medidas de controle do contágio foram tomadas nas unidades da instituição, com o objetivo de evitar aglomerações, impactando nas agendas dos atendimentos de baixo risco.

O Hospital de Amor atende pacientes de todos os estados do Brasil, com isso, as dúvidas são diversas, principalmente em relação a permanência de consultas, exames e tratamentos, além da preocupação em relação ao deslocamento até o hospital para o procedimento. Por isso, neste momento de crise, os alunos estão recebendo em média 300 ligações diárias e inserindo em planilha os dados de cada pessoa para serem compartilhados aos demais setores. O papel de humanização dos alunos da FACISB é somando aos esforços que os profissionais de saúde e colaboradores do Hospital de Amor estão fazendo para minimizar o impacto da pandemia nestes atendimentos oncológicos.