14/05/2020 - Alunos Atuam na Estratégia Saúde da Família por Meio do Módulo IESCS

A Integração de Ensino Serviço, Comunidade e Saúde (IESCS), caracteriza-se em promover a oportunidades de aprendizado ao estudante junto à equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), com o reconhecimento das concepções sobre a saúde, doença e adoecimento, necessidades de saúde, riscos e vulnerabilidade. Promove também, o conhecimento sobre os ciclos vitais, configurações de família, genograma e ecomapa, com enfoque em uma abordagem integral e humanizada.

Este módulo contempla 640 horas, realizado do 1º ao 8º período, onde atualmente é coordenado pelas docentes Ms. Daniele Bidinotto e Dra. Patrícia Modiano.Objetiva por meio de estudos de situações e problemas de saúde coletiva, trabalhando a aplicabilidade dos conceitos da Epidemiologia Clínica, Medicina Baseada em Evidências e Análise de Decisão Clínica.

Os campos de atuação consistem em ambientes comunitários e serviços de saúde do primeiro nível de atenção. Além disso, a inserção dos estudantes nas Unidades de Saúde da Família possibilita que os mesmos tenham conhecimento das ferramentas de gestão em saúde, financiamento, custeio da assistência à saúde e respectivas etapas de avaliação.