FACISB

MEDICINA

 

Forma de Acesso ao Curso

A Facisb realiza processo seletivo na forma de vestibular que é executado pela Fundação Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" – VUNESP anualmente. Outras formas de acesso, também previstas na legislação em vigor, são admitidas na Instituição: 1. FIES: A Facisb oferta 9 vagas para ingressantes por meio do ENEM. 2. Transferência: Os alunos regulares vindos de outra Instituição de Ensino Superior em cursos idênticos poderão ingressar desde que haja vagas, salvo os casos amparados pela legislação, e possa garantir a continuidade dos estudos pela compatibilidade e análise curricular do candidato.

A Instituição realizou, desde sua implantação, doze processos seletivos (vestibular), sendo o primeiro e o segundo realizados, no ano de 2012, pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), ligada à Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2013, o vestibular está sendo realizado pela Fundação VUNESP, ligada à Universidade Estadual Paulista (UNESP). O vestibular consta de redação e 80 questões de múltipla escolha em várias áreas. A redação tinha peso de 20% na nota final e havia um número maior de questões de biologia e química em detrimento de questões de história e geografia. Visando um maior alinhamento com o perfil do egresso traçado pela instituição, em 2021, houve um aumento no peso da redação, para 40% da nota e, para o próximo processo seletivo, um aumento no número de questões da área de humanas. Desta forma, a instituição busca um perfil humanístico dentro dos ingressantes sem desvalorização do conhecimento técnico-científico.

No que concerne à transferência, semestralmente, a instituição elabora um edital de inscrição para o processo seletivo de transferência, nos termos do artigo 90 e 91 do capítulo VI, do Regimento Geral da Facisb. No referido Edital são contemplados: o número de vagas, local de inscrição, valores da taxa de inscrição, documentos necessários (Histórico Escolar detalhado e atualizado com assinatura do responsável pela IES de origem, Programa das disciplinas cursadas com assinatura e páginas rubricadas pelo responsável pela IES de origem, bem como normas relacionadas às Instituições de origem), ou seja, somente poderão se inscrever os alunos regularmente matriculados em Curso de Medicina de Instituições de Ensino Superior do Brasil autorizadas pelo MEC.

Além disso, são definidos no Edital os critérios de seleção:
1. Avaliação do Histórico Escolar detalhado (50 pontos);
2. Prova objetiva com 60 questões (50 pontos).

A nota final será a soma dos pontos, totalizando um máximo de 100. Somente será classificado o aluno que obtiver, no mínimo, 50 pontos na soma total. São definidos, também, os critérios de desempate, na seguinte ordem: maior pontuação na prova, maior pontuação no histórico escolar; e maior idade considerando dia, mês e ano de nascimento.

Constam, ainda, do Edital o local e horário do processo seletivo, a divulgação e validade do concurso, orientações acerca da matrícula, adaptações curriculares, itens que compõem as disposições gerais e observações finais.

Precisa de ajuda ?