Internato Médico

Atividades Desenvolvidas

    • Eletivo
      • Atividades desenvolvidas – Sexto ano (Décimo primeiro e décimo segundo períodos)


        O estágio eletivo é um dos componentes de flexibilização do currículo, pois o discente escolhe, planeja e vivencia atividades práticas em um serviço de saúde selecionado por ele. Há um período de aproximadamente seis meses de planejamento, orientação e recolhimento de documentações, para aprovação do estágio pelo docente coordenador de área. O docente e a UEM prestam auxílio e orientação nessa fase de planejamento. Após o período de cumprimento do estágio escolhido, o discente relata, através de portfólio, suas impressões das atividades realizadas.

    • Saúde Coletiva
      • Em Saúde Coletiva os discentes adquirem competências relacionadas à gestão em saúde (com foco na qualidade e auditoria de serviços), mas também na Vigilância em Saúde (Sanitária e Epidemiológica) e atendimento à populações especiais. Nestas práticas, analisam indicadores municipais, identificam casos e surtos de doenças de notificação compulsória e acompanham visitas técnicas a diversos setores (Figura 14) como: estabelecimentos comerciais, empresas, clínicas e consultórios. Estas visitas buscam identificar a regularidade dos serviços prestados, de modo a garantir segurança, à saúde da população. Ademais, os internos acompanham o serviço de atendimento móvel de urgências, o Samu, de modo a prestar atendimentos diretos às intercorrências clínicas, psiquiátricas e ligadas a causas externas de mortalidade, além de acompanhar a regulação médica das urgências e emergências para os leitos de retaguarda. Ainda durante o estágio de Saúde Coletiva, os internos prestam assistência supervisionada a comunidades rurais do município de Barretos, experenciando as peculiaridades do cuidado em Unidades rurais e o atendimento integral à população, inclusive das urgências de baixa complexidade.

    • Saúde da Criança 1
      • Discentes frequentam o alojamento conjunto na Santa Casa de Barretos, prestando os primeiros cuidados aos recém-nascidos de baixo risco. Neste estágio também, os internos aprofundam e praticam conhecimentos e habilidades de Pediatria Geral, acompanhando famílias em Unidades de Saúde de Barretos. Praticam também a simulação realística, com foco nos cuidados neonatais (banho e posicionamento do bebê na amamentação), além da reanimação neonatal sem procedimentos invasivos.

    • Saúde da Criança 2
      • Os internos vivenciam no estágio de Saúde da Criança 2, práticas em enfermaria de Pediatria Geral na Santa Casa de Barretos, onde eles têm contato com as diversas patologias pediátricas que necessitam de internação (pneumonias, bronquiolite, diarreias, cirurgias, etc). Frequentam também, a enfermaria do Hospital Infanto-Juvenil (Figura 13), onde vivenciam o dia a dia das crianças internadas por patologias oncológicas, aprendendo como lidar com a comunicação de más notícias, interagindo com as famílias dessas crianças e acompanhando o tratamento num hospital de referência. Para além disso, os internos prestam atendimentos supervisionados nos ambulatórios de pediatria, desde a Atenção Básica nas Unidades de Saúde, acompanhando os pediatras atuantes nessas unidades, como também participam dos ambulatórios de especialidades (neurologia, endocrinologia, pneumologia), contribuindo para a ampliação da visão do interno como médico generalista.

    • Saúde da Família 1
      • Nas vivências práticas do Estágio de Saúde da Família 1, os discentes permanecem na mesma Unidade de Saúde da Família, com a mesma equipe preceptora, por todo o período, permitindo a experiência do vínculo e continuidade do cuidado. Realizam ações preventivas, e de assistência individual e coletiva às patologias mais frequentes na população (atendimentos, grupos, visitas médicas domiciliares – Figura 4, 5, 6). Neste estágio, os internos estão inseridos nas Estratégias da região de Barretos, nos municípios de Barretos, Bebedouro e Jaborandi, com médicos generalistas e especialistas em Saúde da Família, que são preceptores vinculados à Rede SUS. Durante as atividades teóricas, os alunos revisitam temas importantes ao médico generalista, como: princípios da APS, fundamentos da Medicina de Família, registro clínico orientado por problemas, organização da agenda, entre outros. Ainda no período de estágio em Saúde da Família, os alunos prestam atendimentos supervisionados no serviço de Telessaúde da Santa Casa de Barretos, desenvolvendo habilidades de comunicação e ética digital, necessárias à Telemedicina como nova ferramenta de cuidado. (Figura 7)

    • Saúde da Família 2
      • O estágio de Saúde da Família 2, complementa o de Saúde da Família 1, ofertado ao quinto ano do curso, na medida em que acontece em cenários de gestão da OS Fundação Pio XII (Figura 16), com preceptores que possuem residência médica em Medicina de Família e Comunidade, trazendo as peculiaridades da especialidade nos atendimentos em Atenção Primária. As atividades teóricas seguem revisitando temas vistos em módulos anteriores de primeiro a quarto ano, agora encontrando discentes mais maduros e preparados para a inserção dos sistemas. Nessa ótica, conteúdos como prevenção quaternária, rastreamento populacional de doenças crônicas e uso racional de exames complementares são discutidos. Para além disso, temas como atendimento à populações negligenciadas, especificidades do atendimento LGBTQIA+ e abordagem da espiritualidade são também contemplados.

    • Saúde da Mulher 1
      • Neste estágio, os discentes da Facisb realizam práticas em serviços hospitalares e ambulatoriais, como a maternidade da Santa Casa de Barretos e a maternidade do Hospital Municipal “Júlia Pinto” em Bebedouro, dessa forma aprofundam conhecimentos adquiridos no ciclo básico-clínico sobre o atendimento à gestante de baixo risco. Nos ambientes hospitalares, estão inseridos no Centro Obstétrico (Figuras 8 e 9) e nos alojamentos conjuntos. Além disso, prestam

    • Saúde da Mulher 2
      • O estágio de Saúde da Mulher 2, caracteriza-se por oportunizar práticas em campos de Ginecologia, especialmente mastologia e oncoginecologia (Figura 19). Destaca-se no estágio, a oportunidade de práticas no Hospital de Amor de Barretos, instituição de referência nacional em cuidados preventivos e de tratamento às doenças oncológicas da mulher. No setor de Prevenção do Hospital de Amor, os internos prestam assistência supervisionada à mulheres de qualquer localidade do país, uma vez que este serviço mantém-se como “porta aberta” para procedimentos de prevenção, como: coleta de citologia oncótica, mamografia e orientações de educação em saúde. As atividades nas subespecialidades ginecológicas preparam o discente para além da prevenção e promoção de saúde, para as intercorrências oncológicas mais comuns, papel essencial do generalista no cuidado às populações.

    • Saúde do Adulto 1
      • Neste estágio curricular, os discentes do internato da Facisb frequentam serviços de saúde da Rede SUS, em hospital geral (Santa Casa de Misericórdia de Barretos) e ambulatórios especializados (Ambulatório da Santa Casa e AME de Barretos). Os internos têm oportunidades de acompanhar pacientes crônicos, com quadros agudizados na enfermaria de Clínica Médica, referência regional de cuidados. No Ambulatório da Santa Casa, atendem pacientes egressos de altas do próprio hospital e pacientes crônicos referenciados de outros serviços especializados. As atividades também envolvem atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades. O estágio permite contato com as principais especialidades clínicas como Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Nefrologia, Geriatria entre outras. Ademais, os internos frequentam o Hospital São Judas, especializado em Cuidados Paliativos e ligado ao Hospital de Amor, onde os alunos acompanham o acolhimento e as condutas específicas a pacientes paliativados e suas famílias.

    • Saúde do Adulto 2
      • Neste estágio, o interno vivencia atividades práticas em serviços hospitalares e ambulatoriais de Cirurgia Geral e especialidades. Na Santa Casa de Barretos, evolui pacientes em enfermarias, seja no pós-operatório imediato ou intercorrências e frequenta o Centro cirúrgico para acompanhar procedimentos. As cirurgias de baixa complexidade são vivenciadas no AME Cirúrgico, em que o paciente frequenta o Hospital-dia, sendo liberado após a recuperação anestésica. Neste serviço, acompanham a realização de procedimentos nas especialidades de Otorrino, Urologia, Cirurgia pediátrica, Cirurgia plástica, e Cirurgia Vascular.

    • Saúde Mental
      • No estágio de Saúde Mental, os discentes aprofundam conhecimentos no atendimento ambulatorial de transtornos mentais em Barretos (Caps e Ambulatório de Saúde Mental), além de acompanhar os cuidados prestados durante a internação em hospital geral (enfermaria de Psiquiatria da Santa Casa). Discussões sobre Plano Terapêutico Singular, acompanhamento de grupos terapêuticos e reuniões sobre a gestão da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), fazem parte da rotina (Figura 17). Os casos de urgência e emergência são vivenciados no acolhimento do Caps. O atendimento pré-hospitalar é prestado durante os plantões do Samu, completando o atendimento integral aos portadores de sofrimento mental de Barretos e região. Durante este estágio, os discentes realizam atividade importante de reflexão sobre a prática médica, com condução de docente, médico psiquiatra, que também é o coordenador de área.

    • Urgência e Emergência do Adulto
      • Neste estágio curricular, os alunos cumprem atividades na Unidade de Pronto Atendimento de Barretos, e no Pronto Atendimento da Santa Casa de Barretos, principal serviço referenciado de urgência da região e referência da Rede SUS para traumas e doenças cardiovasculares, por exemplo. Cumprem ainda, parte da carga horária, no atendimento ao paciente crítico, no Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa. Ao longo do estágio, os discentes possuem carga horária teórica protegida para uma breve revisão do “Uso Racional de Antibióticos”, além de temas correlatos como: atendimento inicial ao paciente politraumatizado e sepse. Atividades de simulação realística são habitualmente realizadas, para treinamento de habilidades práticas como por exemplo: o de acesso venoso central, em modelo animal, no IRCAD.

    • Urgência e Emergência da Criança
      • O estágio de Urgência e Emergência da Criança tem como objetivo contemplar as DCN para os cursos de Medicina, preparando o egresso para o atendimento médico, sob a ótica do generalista, mas de modo seguro e ético. Por esse motivo, os discentes passam todo o período desse estágio em serviços de urgências pediátricas e realizam simulações realísticas, além de discussões teóricas que alicerçam a prática médica baseada em evidências. Serviços como a Unidade de Pronto Atendimento de Barretos, a Central de Intercorrências Ambulatoriais e o Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa de Barretos, são os cenários das práticas supervisionadas desse estágio, envolvendo os internos em atendimentos de todos os níveis de complexidade, desde quadros virais comuns á população, até intercorrências oncológicas e assistência ao trauma, temas sensíveis, mas essenciais ao egresso do curso de Medicina da Facisb.



Precisa de ajuda ?