Programa MD-PhD

O QUE É?

Este programa representa uma oportunidade única para os estudantes de medicina se envolverem formalmente em investigação biomédica/clínica no início de sua carreira. Tem como principais objetivos integrar a pesquisa básica, translacional e clínica na formação acadêmica do médico, de modo a formar um profissional altamente motivado tanto para a prática médica quanto para a pesquisa científica. Busca, além disso, reduzir o tempo de formação do médico pesquisador.

Neste programa, o discente interrompe a graduação e inicia as atividades relacionadas à sua tese de Doutorado (com prazo máximo de 36 meses). Ao final do Doutorado, ou seja, após a defesa da tese de Doutorado, o discente retorna para o curso de Medicina de forma a cursar o quinto e sexto ano e assim obter o título de Médico. O diploma de Doutorado só será homologado após a obtenção do Bacharelado em Medicina.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O programa destina-se a discentes do sexto ou oitavo período do curso de Medicina da FACISB de excepcional desempenho, motivação e com profundo interesse na carreira científica.

A participação no programa possui os seguintes pré-requisitos:

  • Estar cursando o oitavo período do curso de Medicina – FACISB;
  • Ter participado de programa de Iniciação Científica por pelo menos 1 ano,
  • Não ter reprovação em seu histórico acadêmico,
  • Ser aprovado em seleção interna da faculdade como candidato ao programa MD/PhD. Como o programa destina-se a graduandos de excepcional qualificação e motivação, candidatos podem não ser selecionados.
  • Ser aprovado em processo seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos (HCB),
  • Ter um professor orientador devidamente cadastrado no Programa de Pós-Graduação em Oncologia do HCB.


PROCESSO SELETIVO

Para ingressar no programa MD/PhD, os alunos deverão prestar processo seletivo na FACISB e no Hospital de Câncer de Barretos, ficando condicionado à dupla aprovação em ambas as instituições.

O processo seletivo na FACISB levará em consideração os itens expostos abaixo:
• Análise do Histórico Escolar;
• Análise do currículo lattes, com ênfase nas atividades de pesquisa consubstanciadas em resumos apresentados em congressos, artigos publicados, na participação em cursos eletivos e intercâmbio em laboratórios de pesquisa.
• Apresentação do projeto de Doutorado;
• Cartas de recomendação de três docentes, dentre eles o orientador;
• Entrevista com a Comissão, visando avaliar o plano de pesquisa, a capacidade e conhecimento do aluno para desenvolver o projeto proposto.

O processo seletivo junto ao Programa de Pós-Graduação em Oncologia do HCB seguirá os moldes preconizados por esse Programa de Pós-Graduação para a modalidade stricto sensu.

O ingresso no programa de MD/PhD fica condicionado à dupla aprovação.

Saiba como concorrer ao programa no Edital.

Fale Conosco

(17) 3321-3060

(17) 99782-3004

pesquisa@facisb.edu.br


Precisa de ajuda ?