FACISB

Internato Médico

 

No Curso de Medicina, o internato se desenvolve nos dois últimos anos e é marcado por um intenso momento de aprendizado. Na Facisb, as práticas do internato ocorrem na Rede Sus e instituições conveniadas de Barretos e região, e contam com uma grande diversidade de cenários de ensino-aprendizagem, propiciando atividades em Unidades de Saúde da Atenção Primária, mas também em ambulatórios especializados e hospitais (gerais e terciários). O interno pode adquirir competências e habilidades desejadas para a profissão, fechando seu ciclo de aprendizagem profissional, com a supervisão de uma equipe capacitada de preceptores e docentes de várias especialidades médicas.
O internato da Facisb é regido por regulamento próprio, que define a organização dos estágios, os processos de avaliação e foi constituído com base nas legislações vigentes, nas DCN de 2014 e em consonância com o Regulamento Interno da Facisb e seu PPC. Baseado nestes documentos, a coordenação do internato e cada coordenação de área, definem o planejamento das atividades a serem executadas pelos discentes. As agendas de atividades são preparadas pelos docentes coordenadores de área garantindo carga horária de até 40 horas semanais e de, no máximo, 12 horas por atividade. São um total de 3.360 horas de atividades curriculares (39,81% da carga horária total do curso) em mais de 30 cenários com variados graus de complexidade dentro da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
Dentre as inserções, em consonância com as novas necessidades da Rede SUS e com as DCN de 2014, o internato médico prioriza as áreas de Urgência e Emergência e Saúde da Família e Comunidade. Desta forma, essas atividades somam juntas 1.120 horas (33% da carga horária do internato médico).
As atividades referentes aos cenários de urgência e emergência se concentram nos estágios de Urgências e Emergências no Adulto e Urgências e Emergências na Criança. Os dois estágios contabilizam em conjunto 560 horas.
Com o intuito de garantir a flexibilização do currículo durante o internato, os discentes do sexto ano do curso médico realizam o estágio Eletivo. Neste estágio, o discente é estimulado a realizar atividade em outro serviço de saúde para completar sua formação. Ao voltar do estágio, ele deve realizar uma apresentação descrevendo sua experiência de forma reflexiva compartilhando com os colegas suas vivências.
Apesar de ocupar até o limite de 20% da carga horária dos Estágios Curriculares, as atividades teóricas são essenciais para a complementação do aprendizado prático e podem ser feitas utilizando diversas metodologias como o estudo de caso, a análise reflexiva de vídeos e filmes, o “journal club” e as exposições dialogadas, além das conferências e seminários. De modo a adquirir competências e habilidades que envolvam procedimentos, a simulação realística, o role-play, a consulta simulada e dramatizações podem criar para o estudante, um ambiente controlável e seguro, como o hospital simulado, permitindo o treinamento por repetição e o desenvolvimento da expertise técnica desejada.
Vale ressaltar que durante os dois anos, os discentes recebem feedback de docentes e preceptores, sobre seu desempenho e a expertise desejada, além de possuir momentos específicos para refletir a prática médica, de modo supervisionado. Essas intervenções treinam o discente para a prática reflexiva e estimulam a busca contínua de conhecimentos, características tão importantes para os médicos na atualidade.
Diante do exposto, pode-se concluir que o internato do curso médico da FACISB constitui período de intenso e valoroso aprendizado prático, em serviço, vinculado à Rede-escola SUS da região de Barretos e regido por uma diversidade de cenários, que permitem o aprendizado sólido e perene de competências e habilidades médicas desejadas ao egresso do nosso curso.

Equipe

Ma Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto

Coordenadora

Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto
vania.soares@facisb.edu.br

Superior Elaine Cristina Eugenio da Silva

Secretária

Elaine Cristina Eugenio da Silva
uem@facisb.edu.br

 

Precisa de ajuda ?