FACISB

Convênios

 

Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial

As atividades de ensino práticas da Facisb estão divididas em cenários que englobam os três níveis de atenção à saúde. Inclui cenários ambulatoriais e hospitalares de atendimento eletivo e de urgência. A IES conta também com convênios firmados com instituições de longa permanência de idosos e de assistência às populações vulneráveis (como pessoas em situação de rua).


    Atenção Primária à Saúde

    Entre as Unidades de Saúde de Barretos que recebem discentes da Facisb, sob a gestão da secretaria municipal de saúde, podemos citar unidades básicas e de saúde da família. Vale ressaltar que entre as unidades abaixo listadas, temos também unidades rurais, que permitem aos discentes da Facisb, vivências de assistência a esse grupo populacional específico:

    • Prefeitura de Barretos
      • Unidade Rural, Distrito de Ibitu
        Unidade Rural, Distrito de Alberto Moreira (1 equipe compartilhada com Ibitu)
        ESF Dr. Paulo Prata (3 equipes)
        ESF Dr. Francolino Galvão de Souza (2 equipes)
        ESF Dr. Luiz Spina (2 equipes)
        UBS Dr. Milton Baroni
        UBS Dr. Sérgio Pimenta
        UBS r. Archimedes Machado
        UBS Dr. Lotfallah Miziara
        UBS Dr. Ally Alahmar

    • Fundação PIO XII
      • Com a OSS, a Fundação Pio XII gerencia cinco Unidades de Saúde, perfazendo um total de sete equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo elas:


        ESF Dr. Wilson Hayeck Saig (1 equipe)
        ESF Dr. Bartolomeu Maragliano Venere (3 equipes)
        ESF Dr. José Parassu Borges (1 equipe)
        ESF Dr. Apolônio Moraes e Souza (1 equipe)
        ESF do bairro Nova Barretos (1 equipe)

    • Prefeitura de Bebedouro
      • No município de Bebedouro, contamos com 2 ESF para inserção dos discentes:


        ESF Dr. Ricardo Dias de Toledo (1 equipe)
        ESF Dr. José Caubi Campello Bessa (1 equipe).

    • Prefeitura de Jaborandi
      • No município de Jaborandi, contamos com:


        ESF João Paulo Pires da Silva (1 equipe)
        ESF Omar Pinto Neto (1 equipe)


    Atenção Secundária à Saúde

    A Facisb conta com cenários práticos de ensino-aprendizagem também em nível de atenção especializada, tanto ambulatorial quanto cirúrgico considerados de média complexidade.

    • Unidade de Pronto-Atendimento de Barretos (UPA Barretos)
      • A Unidade de Pronto-Atendimento de Barretos (UPA Barretos) passou a ser gerida pela Fundação Pio XII em junho de 2022. Apesar de estar em fase de adaptação a essa nova realidade e o projeto de reestruturação física e de pessoal em fase de concepção pela direção da Fundação e da Facisb, a UPA de Barretos encontra-se em pleno funcionamento. Existe uma recepção ampla para o acolhimento inicial dos pacientes que procuram a unidade. Há uma sala de atendimento de enfermagem para estratificação de risco, três consultórios médicos para atendimento de pacientes adultos e um setor exclusivo para pediatria com dois consultórios específicos. Presença de duas salas amplas para realização de medicações, uma farmácia para fornecimento de medicação para os pacientes e para uso interno, uma sala de radiologia, uma para eletrocardiograma, duas salas de isolamento, uma sala amarela para observação de pacientes e uma sala vermelha para atendimento de pacientes críticos. Dentro das dependências da UPA, existe um laboratório de urgência que realiza exames 24 horas por dia. Possui também uma entrada e saída de ambulâncias. Vale ressaltar que a UPA possui estacionamento próprio para funcionários, vestiários, sanitários, dormitórios, salas para reuniões, arquivo físico e coordenação local.
        Com um total de 11 leitos de observação e 3 leitos para pacientes críticos.

    • Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em Barretos
      • O governo do estado de São Paulo criou dois Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em Barretos que estão sob a gestão da Fundação Pio XII. O AME clínico possui 16 consultórios gerais, 8 oftalmológicos, 2 de enfermagem, 3 salas de triagem e 2 salas de urgência. Além disso, conta com 12 salas para uma série de procedimentos como ECG, EEG, ENM, ultrassonografia, endoscopia, tomografia, teste ergométrico, MAPA, Holter e exames laboratoriais. Já o AME cirúrgico possui 7 consultórios, 5 salas cirúrgicas e uma sala de emergência.
        Os leitos de atenção secundária à saúde disponíveis nas instituições parceiras da Facisb que recebem nossos discentes totalizam 100 e são:


        - AME Cirúrgico Barretos: 12 leitos tipo hospital-dia para pacientes cirúrgicos e 6 leitos de recuperação pós-anestésica;
        - AME Clínico Barretos: 4 leitos de recuperação pós-anestésica (endoscopia) e 3 leitos de acupuntura;

    • Prefeitura de Bebedouro
      • Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira: 13 leitos de maternidade, 15 leitos de clínica médica e 12 leitos de cirurgia, 9 leitos de pediatria e 12 leitos de cirurgias eletivas (total de 61 leitos)


    Atenção Terciária à Saúde

    Em relação à atenção terciária, a Facisb mantém convênios com serviços hospitalares, vinculados à Rede SUS. As instituições hospitalares conveniadas têm uma ampla variedade de procedimentos, de alta complexidade tecnológica e em diversas especialidades médicas, mantendo serviços como UTI, diálise, Pronto Atendimento, enfermarias clínicas e cirúrgicas, cuidados paliativos, pediátricos e gineco-obstétricos.
    Recentemente, a Facisb reformou e ampliou o ambulatório da Santa Casa. Ele se encontra em um prédio próprio com dois andares. No primeiro andar se localiza a recepção, banheiros, sala de coleta de exames, sala de enfermagem e duas salas de consulta. No segundo andar há uma workstation e cinco consultórios. A Facisb construiu na parte de trás do prédio mais cinco consultórios e uma nova workstation ampliando o número possível de ambulatórios simultâneos.

    • Serviços hospitalares
      • Os serviços que estão conveniados à Facisb possuem disponíveis 625 leitos no total, sendo 525 em serviços ligados à atenção terciária em saúde. As respectivas capacidades em números de leitos são:


        - Hospital de Amor de Barretos - 20 leitos UTI, 11 leitos hospital-dia, 140 leitos internação clínico-cirúrgica (não diferencia as enfermarias gerais adulto e infantil) (total de 171 leitos)
        - Hospital de Amor Nossa Senhora: 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria
        - Hospital de Amor Infanto Juvenil: 6 leitos de UTI pediátrico, 5 leitos de UTI TMO pediátrico, 5 leitos de enfermaria de TMO, 11 leitos na emergência e 27 leitos de enfermaria (total de 54 leitos)
        - Santa Casa de Misericórdia de Barretos: 30 leitos UTI adulto + 10 leitos UTI neonatal e infantil, 10 leitos de pacientes críticos + 10 leitos de observação de emergência, 35 leitos pediátricos, 15 leitos obstétricos, 46 leitos cirúrgicos, 55 leitos clínicos, 20 leitos psiquiátricos (total de 240 leitos)
        - Hospital São Judas Tadeu: 40 leitos de internação para pacientes em regime de cuidados paliativos



FACISB

Parcerias


    FIES

    • Fundo de Financiamento Estudantil
      • O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e oferecidos por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.


    COAPES

    • Organizativo de Ação Pública de Ensino - Saúde - COAPES
      • O COAPES é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127 de 06 de agosto de 2015.
        Participam do COAPES todos os gestores municipais e/ou estaduais do SUS interessados em ofertar a sua rede enquanto campo de prática para estudantes de graduação e/ ou residência. Participam também as instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.


    Casas Assistenciais

    • Casa de Convivência Dr. Mariano Dias
    • Entidade Instituto Rita Lobato
      • O Instituto Rita Lobato é uma Organização da Sociedade Civil, de utilidade pública em âmbito Municipal, Estadual e Federal, sem fins lucrativos, constituído para manter serviços de caráter assistencial, educacional, cultural, desportivo e científico.
        Promove serviços à população idosa por meio do projeto "Viver bem na Melhor Idade", em convênio firmado com a Prefeitura de Barretos.

    • Casa Assistencial Trabalhadores da Última Hora
      • A Casa Assistencial Trabalhadores da Última hora é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade o atendimento à crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, garantindo as necessidades emergenciais e fortalecimento dos vínculos familiares e territoriais.


    Convênios Internacionais

    • The University Of Texas M.D. Anderson Cancer Center
      • O Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas é um dos centros mais respeitados do mundo dedicado exclusivamente ao cuidado, pesquisa, educação e prevenção de pacientes com câncer.

    • International Federation of Medical Students' Association of Brazil - IFMSA
      • A IFMSA Brazil parte do princípio que os conteúdos necessários para uma completa formação em Medicina não se restringem às grades curriculares das universidade. Assim, são desenvolvidos projetos, campanhas e workshops que diversificam os repertórios da saúde e aprofundam tais temáticas, a fim de aprimorar o ensino.


        Além disso, há a possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa, que auxiliam na aquisição de habilidades como escrita, leitura e interpretação, e na elaboração de propostas e projetos de intervenção social. A IFMSA promove, ainda, a realização de intercâmbios nacionais e internacionais, sejam para áreas práticas, como cirurgia, ou para ambientes de pesquisa.

    • American Heart Association
      • A American Heart Association (AHA) é responsável pela publicação científica Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que são a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em praticamente todo o mundo.



Precisa de ajuda ?