Notícia

02/10/2023 - Encontro - Juntos pela Inclusão

No intuito de proporcionar uma oportunidade de diálogo entre pessoas com deficiências e convidados, a FACISB promoveu no dia 28/09/2023 às 19h na sua dependência, o Encontro – Juntos pela Inclusão.

Nesse encontro tivemos a presença de representantes dos seguintes órgãos: Secretaria municipal de Saúde, Secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento, vereadores (Câmara Municipal), Sindicato dos Bancários de Barretos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Associação de Amigos dos Excepcionais (APAE), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Assistência Médica da Fundação Pio XII.

Além desses participantes, Alexandre Martins dos Santos e Marina Aparecida Serafim estiveram presentes representando o grupo de pessoas com deficiência.

Dois intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), estudantes do curso de medicina representando a Liga Acadêmica de Promoção da Saúde, a coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social e o Diretor Geral da FACISB também fizeram parte do Encontro Juntos pela Inclusão.

O Encontro teve por finalidade a apresentação feita por Alexandre e Marina das barreiras (arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais) enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Nesse momento, além da plenária houve a exibição de dois vídeos. Um deles apresentando os lugares em Barretos com barreiras de acessibilidade à pessoa com deficiência física e visual e no outro vídeo Lourdes Marini Pedrosa (surda) relata as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva.

Após a apresentação, houve um momento de partilha onde os presentes discutiram propostas para eliminação das barreiras apresentadas e no término da reunião ocorreu a distribuição de Termo de Ciência e Compromisso constando todas as reivindicações apresentadas.

Como deliberação ficou agendado para o dia 03 dezembro um novo encontro para a mostra da realização das ações propostas. Houve a sugestão de um novo encontro que anteceda o mês de dezembro para análise e acompanhamento do que foi proposto, o que foi acolhido ficando para confirmar a data.

A FACISB espera com o apoio à essa ação, contribuir para um novo cenário de maior acessibilidade e garantia de direitos às pessoas com deficiência.

Precisa de ajuda ?