01/11/2023 - Alunos da FACISB desenvolveram atividades do Projeto Manguinhos no centro de Barretos

Nem a forte chuva da manhã do último sábado foi suficiente para desanimar alunos e médicos que fazem parte do Projeto Manguinhos. O projeto é desenvolvido pelos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata e tem como objetivo levar atendimento médico e assistencial à população em situação de rua. No último sábado o atendimento aconteceu em frente ao Recinto Paulo de Lima Correa.

Alexandre Mac Alpine Augusto aluno do oitavo período de medicina e presidente do Projeto Manguinhos explicou que a atividade realizada no último sábado contou com parceria com o CRAS, Casa de Passagem e com os responsáveis pela abordagem social do município. “Hoje, além do atendimento médico, os participantes receberam também kits de higiene pessoal, cobertores, capas de chuva, roupas e café da manhã.

O estudante destacou ainda a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela FACISB, tanto para os futuros médicos como para a população atendida. “A população em situação de rua, geralmente não tem acesso ao atendimento médico e nós que passamos pela faculdade às vezes não temos contato com eles. Depois que eu entrei no projeto mudei totalmente meu olhar, hoje eu entendo muito mais essa população, eu entendo o motivo deles estarem na rua ou em órgãos que assistem a essa população. É uma experiência que vai além da medicina, da faculdade.” – afirmou Alexandre.

O Projeto Manguinhos surgiu em 2019. Maria Júlia Gonçalves Silva,  hoje aluna do último período de medicina, esteve no projeto desde seu início, foi voluntária, diretora e presidente e mesmo já finalizando a faculdade, está sempre disposta a participar. “Eu sempre me disponibilizo pra estar aqui, pra tentar ajudar como puder. É um enriquecimento tanto profissional quanto pessoal. Você começa a olhar as pessoas que estão em situação de rua de uma forma diferente.”

Maria Julia afirmou ainda que a FACISB honra o seu lema de humanização. “Hoje a gente tem três projetos grandes, Medicina Solidária, Projeto Maloca e Projeto Manguinhos. Através destes projetos vemos que a pessoa não precisa só de um atendimento médico, ela precisa de um olhar humano, de ser reconhecida como uma pessoa, dentro das suas peculiaridades. – declarou.

Daniele Fonseca Saburi foi umas das pessoas atendidas pelo Projeto Manguinhos. Ela havia chegado a Barretos há três dias, estava com o pé machucado e ficou muito feliz com o atendimento. “Eu já passei por atendimento parecido em outras cidades, mas aqui é muito melhor, fui bem atendida pelo médico e recebi doações, eu estava precisando muito.”

Formado em medicina pela FACISB, Guilherme Henrique Pupim Garcia foi um dos médicos que prestaram atendimento no último sábado, para ele, os Projetos desenvolvidos dentro da faculdade são muito importantes. “Ter contato com essas populações mais vulneráveis é muito importante para nossa formação. Por isso criamos uma ONG que é o projeto de assistência às populações, e dentro dessa ONG temos vários projetos associados. Hoje temos o projeto Manguinhos, que é exclusivamente relacionado ao atendimento de população em situação de rua o Projeto Maloca, que é para a população indígena, e o Medicina Solidária, que é para promover arrecadações para as casas de apoio de Barretos.” – explicou o médico.

Além do atendimento realizado no centro da cidade, no último sábado aconteceram também atendimentos na Casa de Passagem e em outros pontos da cidade para a população em situação de rua.