13/12/2023 - Alunos da FACISB promovem evento natalino para assistidos pela Casa de Passagem

No último sábado, alunos do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata que integram o Projeto Manguinhos visitaram a Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá para a realização de um evento natalino com almoço especial, atividades culturais, e entrega de presentes.

De acordo com a assistente social da Casa de Passagem, Alda, sempre que a entidade precisa de ajuda, recorre ao Projeto Manguinhos. Os alunos e médicos então visitam a entidade e fazem a doação de produtos de higiene pessoal, alimentos e outros itens, além de realizar atendimento médico.

No local são atendidos até 50 pessoas em situação de rua entre itinerantes e moradores de rua, sendo que a maioria dos moradores de rua são de Barretos. “A entidade desenvolve um trabalho com esses moradores de rua em busca de ressocialização e através da parceria com o Projeto Manguinhos é possível levar a eles atendimento mais humanizado.” – explica a assistente social.

Vitória Camacho Rodrigues Segundo é estudante do 8º período de medicina, ela explicou que a população atendida na Casa de Passagem é muito vulnerável e as vezes até invisível na sociedade e que as ações do Projeto Manguinhos buscam fazer com que eles se sintam acolhidos, se sintam importantes, como qualquer pessoa deveria se sentir. “Para nós essa ação também é muito importante, para crescermos como pessoa, desenvolver a empatia, conhecer histórias diferentes e no futuro nos tornarmos médicos melhores, respeitando as diferenças e entendendo a realidade de cada um.” – afirmou.

Alexandre Mac Alpine Augusto aluno do oitavo período de medicina é presidente do Projeto Manguinhos e explicou que na ação realizada no último sábado, além das atividades culturais, os assistidos tiveram uma sessão de yoga e receberam como presente de Natal um kit contendo chinelo, itens de higiene pessoal e uma caixa de bombom. “Essa é uma data muito importante e queríamos que eles tivessem um dia especial. E para nós, estudantes, este é um momento de escuta e de muito aprendizado.” – destacou.

O Projeto Manguinhos surgiu em 2019 através de uma iniciativa dos alunos de medicina que imediatamente tiveram total apoio da FACISB. O objetivo é levar atendimento médico e assistencial à população em situação de rua. Os alunos promovem durante todo o ano arrecadações de roupas, kits de higiene pessoal, cobertores e outros itens para serem doados às pessoas em situação de rua. Em contrapartida recebem experiência de vida, aprendem a agir com compaixão e se tornam futuros profissionais diferenciados.