13/05/2024 - FACISB desenvolve atividades do Projeto Mãos que salvam

FACISB desenvolve atividades do Projeto Mãos que salvam

Mais uma vez os alunos do curso de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata deixaram a sala de aula para levar conhecimento para a comunidade. Desta vez, os universários estiveram no Colégio Barretos, onde desenvolveram atividades do Projeto Mãos que Salvam.

A professora de semiologia da Faculdade de Medicina de Barretos, Aline Junqueira Bezerra explica que essa atividade faz parte de um projeto de extensão curricularizada, que é trabalhada no módulo de Habilidades Médicas I da FACISB. "É uma atividade do Projeto Mãos que Salvam, cujo objetivo é ir nas escolas, na comunidade em geral e ensinar as pessoas a reconhecer uma vítima de parada e iniciar a massagem cardíaca procecemente. Com isso, esperamos que cada vez mais a população seja capacitada a ajudar a salvar vidas." - esclarece a professora.

Para o estudante de medicina André Luiz Lopes Pequeno, a atividade promove a integração social, o diálogo com a comunidade e a oportunidade de repassar o conhecimento. " A gente tem um convívio com as pessoas e conseguimos passar um pouco de nosso conhecimento. Hoje nosso assunto é muito importante, aliás, é uma informação que todo mundo deveria ter." - declara André.

Da atividade realizada no Colégio Barretos, participaram os alunos do ensino fundamento 1 e 2. O Projeto vem sendo desenvolvido e escolas municipais e estaduais também.

Lúcia Parecida Parreira, coordenadora do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Colégio Barretos considera a parceria muito proveitosa para ambas as instituições de ensino. "Os alunos da Faculdade de Medicina têm a oportunidade de trazer conheimento, de adequar a linguagem técnica da medicina para as nossas crianças, de todas as faixas etárias. E as nossas crianças agregam conhecimentos necessários imprescindíveis para o cotidiano deles."

Ainda de acordo com a professora da FACISB, Aline Junqueira Bezerra, está é a segunda edição desse projeto. "No ano passado tivemos uma ótima devolutiva de todo público que participou, as pessoas se sentem mais seguras, a gente ensina os educadores também não só as crianças, então as professoras que acompanham a sala já ficam com conhecimento já adquirido."