Notícia
05/11/2025 - Docente da FACISB realiza apresentação oral no Congresso Brasileiro de Imagem Cardiovascular
Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2025, o professor Dr. Wilson Eduardo Furlan Matos Alves representou a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (FACISB) no 14º Congresso do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizado em Belo Horizonte (MG).
O evento, voltado exclusivamente às imagens cardiovasculares, abordou temas de grande relevância no contexto da FACISB e da Fundação Pio XII (Hospital de Amor, HANS e Santa Casa), como avaliação da doença coronariana, insuficiência cardíaca e cardio-oncologia, além da integração entre diferentes métodos diagnósticos, incluindo ecocardiograma, ressonância magnética e medicina nuclear (cintilografias e PET).
O professor apresentou o trabalho “Associação entre Disfunção Diastólica e Dissincronia Interventricular e a Cardiotoxicidade por Trastuzumabe em Pacientes com Câncer de Mama HER2+ Avaliadas por Ventriculografia Radioisotópica e seu Uso Potencial na Detecção Precoce”, inicialmente submetido como pôster e posteriormente selecionado para apresentação oral — sendo o único trabalho da área de Medicina Nuclear apresentado nessa modalidade.
A participação reforça a divulgação da linha de pesquisa desenvolvida pelo docente na FACISB e na Fundação Pio XII, além de fortalecer parcerias acadêmicas e científicas com outras instituições.
O professor foi contemplado pelo PEPE – Programa de Estímulo à Participação em Evento, iniciativa que incentiva docentes e discentes da FACISB a expandirem sua atuação científica e com a finalidade de promover a melhoria constante das atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão.









