Notícia

13/11/2025 - FACISB participa da implantação do Projeto Qualifica APS em parceria com órgãos regionais de saúde

FACISB participa da implantação do Projeto Qualifica APS em parceria com órgãos regionais de saúde

A segunda Oficina do Projeto Qualifica APS (Atenção Primária à Saúde) foi realizada no dia 29 de outubro, no município de Terra Roxa, reunindo profissionais de cidades da região. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a DRS (Departamento Regional de Saúde) de Barretos, a Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata – FACISB, o Programa de Matriciamento do AME de Barretos e as Secretarias Municipais de Saúde de Severínia, Cajobi, Viradouro e Terra Roxa.

De acordo com a professora da FACISB, Vânia Soares de Oliveira Almeida Pinto, o projeto tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária, ampliando sua capacidade resolutiva por meio de atividades práticas e temáticas. “Durante as oficinas, abordamos temas como territorialização, estratificação de risco, rastreamento e agendamento. O propósito é aprimorar a organização dos serviços e consolidar a atenção primária em saúde em toda a nossa região”, destacou a docente.

 

A enfermeira de Matriciamento do AME, Vânia Cristina Marchete, explica que o Qualifica APS foi criado como um projeto-piloto, com atividades programadas de outubro a dezembro deste ano nos quatro municípios participantes. “A proposta é expandir o projeto em 2026 para os 18 municípios que integram a DRS de Barretos”, adiantou.

 

Profissionais participantes destacaram a importância da oficina para o aprimoramento do trabalho junto à comunidade. Riadd Abbes e Raniele Melo, recepcionistas da Secretaria de Saúde de Terra Roxa, afirmaram que a capacitação foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências.

 

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Vista Alegre do Alto, Karoline Michele Pereira Nuncio, reforçou que o treinamento contribui diretamente para a qualificação das equipes da Estratégia de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Esse tipo de capacitação é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

 

A agente de saúde de Viradouro, Daniela Fernanda Felipe Rosa, também destacou que os conhecimentos adquiridos durante a oficina vão impactar positivamente o atendimento aos pacientes do município.

 

Para a articuladora da Atenção Básica do DRS de Barretos, Maria Aparecida Silva Crispim, o fortalecimento da Atenção Primária é fundamental para o sistema de saúde. “A Atenção Básica é responsável por resolver até 85% das demandas de saúde. O Projeto Qualifica APS vem justamente para apoiar e aprimorar esse trabalho desde a base. A parceria entre o AME, a FACISB e os municípios é essencial, pois qualifica os profissionais e reforça a atuação local”, explicou.

Precisa de ajuda ?