Notícia

10/09/2019 - Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2020 de Medicina da FACISB

Metodologia ativa, estudos de casos interativos, corpo docente altamente qualificado, estrutura completa integrada com a comunidade e foco na humanização do atendimento fazem da FACISB uma referência na formação de profissionais de saúde.

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, está com as inscrições abertas para o seu Vestibular 2020 e que poderão ser feitas pelos interessados no site vunesp.com.br. São 90 vagas disponíveis para 2020 e o período de inscrição vai de 26.08 até 31.10 A prova acontecerá em 29.11 O vestibular acontece uma vez ao ano e, neste ano, os locais para realização da prova serão São Paulo e Barretos.

A FACISB foi criada dentro de princípios humanitários que sempre nortearam a vida de seu patrono, Dr. Paulo Prata, que desde o início de sua brilhante carreira de médico, em 1949, praticava o atendimento humanizado aos doentes carentes e seus familiares.

É por isso que a FACISB está alicerçada em preparar futuros médicos humanizados e apto a difundir valores de liberdade, igualdade, pluralidade cultural e democracia, em benefício da sociedade.  

Conheça um pouco mais desta faculdade de medicina que tem nos fundamentos do ensino, pesquisa e extensão, as mais qualificadas e avançadas tendências da educação médica, para a formação integral que leva a uma carreira promissora.

 

Atendimento em Hospital Simulado da FACISB - Foto: Divulgação FACISB

Estrutura de 1º mundo e corpo docente altamente qualificado

 Os olhares mais atentos percebem uma inscrição em latim junto ao logotipo da FACISB: “Ethica humanitus excelentia scientia”.  É o lema da faculdade que todos levam com orgulho no peito: “Ética em excelência humana e na ciência”, traduzindo uma realidade que a cada ano atrai mais talentos para a sua comunidade acadêmica: seu curso de medicina oferece uma estrutura completa e integrada aos alunos que são guiados por profissionais mestres e doutores com capacitação comprovada e diferenciada.

Recursos técnicos, ambientes para ensino-aprendizagem e docentes especialistas são parte de uma filosofia pedagógica que visa não só a formação de profissionais de saúde, mas a consolidação de um propósito ainda maior: compromisso com a ciência, o social e a excelência.

É por isso que o contato com a medicina acontece na prática desde o primeiro ano. Os ambientes de aprendizados – internos e externos – são os campos onde se ganha experiência. O contato com diversas instituições parceiras que ficam a um raio de apenas 3 km da faculdade permite a inserção dos alunos na comunidade local e regional, expandindo as oportunidades de aperfeiçoamento constante.

Fachada da FACISB - Foto: Divulgação FACISB

 

Missão, visão, políticas institucionais e pedagógicas

Oferecer educação superior na área da saúde com excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa é o compromisso permanente da FACISB. É a sua missão vivida intensamente durante todo o período letivo e em todo o curso. Uma missão que só é possível de ser cumprida graças a sua visão de querer ser reconhecida sempre pela sua capacidade de gerar conhecimento, inovações e inclusão social, mantendo-se assim contemporânea e sustentável ao longo do tempo.

Na prática, portanto, é uma faculdade que deseja construir e manter um centro formador de profissionais para a área da saúde tendo como base o conhecimento, o humanismo e o desenvolvimento profissional e para isso estimula políticas institucionais e pedagógicas avançadas, onde o resultado é comprovado pelo grande número de aprovações em residências, de seus egressos.

Processo de aprendizagem  

As aulas não são meramente expositivas e sim autoaprendizagem. Neste contexto, o professor é mais um orientador ativo do que um instrutor passivo. Nesta metodologia as disciplinas científicas são abordadas de forma integradas e ancoradas em temas específicos a partir de estudos de casos interativos. É uma metodologia aplicada na parte mais significativa das unidades curriculares de natureza biológica ou biomédica.

A aplicação desta metodologia vai além do ambiente interno e encontra na comunidade seu ambiente externo ideal para a vivência e o aprendizado. Este ambiente externo é formado pela rede de atenção primária, secundária e terciária de Barretos e região, que são parceiros, funcionam como cenários externos de aprendizagem para os alunos da FACISB.

Hospital de Amor, AME, Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Unidades Básicas de Saúde, IRCAD América Latina, Hospital Municipal de Bebedouro Julia Pinto Caldeira, Casa transitória André Luiz e SAMU Barretos, são exemplos de cenários onde os alunos podem desenvolver a competência médica através da interação com o paciente desde o início do curso até o internato médico e por todos os níveis de atenção à saúde.

Neste sentido, o processo de aprendizagem passa por 5 fases distintas e complementares que vão da elaboração de um mapa conceitual sobre os conhecimentos prévios, a identificação de recursos para se alcançar o aprendizado, passam por tarefas dadas e acompanhadas pelos docentes, laboratórios “flutuantes” e finalmente um debate que permite avaliar o que se aprendeu e sanar alguma lacuna que eventualmente seja percebida.

Conhecimento, valores e compromisso: o legado FACISB

O concorrido mercado de trabalho exige conhecimento atualizado. A FACISB vai além e proporciona a construção de uma sabedoria que reconhece a necessidade de se renovar e se aprimorar permanentemente. Já, o dia a dia de atuação em casos clínicos ou em campos de pesquisa espera um profissional forte para enfrentar os desafios da saúde e propor soluções inovadoras. A FACISB oferece o caminho para que dedicação e tenacidade sejam os meios para se alcançar estes objetivos. Finalmente, os pacientes esperam cuidados e atenção que só podem existir naqueles que veem beleza no dom da vida e nas suas múltiplas manifestações. Quem se torna um aluno FACISB tem neste tripé formativo a sua razão de ser e de alcançar um grande propósito: ser um profissional de saúde completo e compromissado com a realidade.

 

Precisa de ajuda ?