11/02/2020 - Simulação avançada de atividades práticas é realizada no Hospital Simulado da FACISB

O Hospital Simulado da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB trata-se de uma ótima infraestrutura, similar ao de um hospital real, onde os alunos têm contato com atividades práticas nos ambientes de Enfermaria, Centro de Simulação Realística e Consultórios de Habilidades Médicas.

Na Enfermaria, os alunos realizam atividades práticas nos manequins de baixa e média fidelidade em leitos adultos e infantis, desde o primeiro semestre, treinando procedimentos invasivos de intubação, sondagem vesical, sondagem nasogástrica, exame especular e práticas de obstetrícia, além de permitir que o aluno realize técnicas de compressões torácicas, ventilação e uso de equipamentos como desfibrilador, DEA, ventilador mecânico, entre outros.

Os Consultórios de Habilidades Médicas, são utilizados para atendimento de pacientes simulados (atores), não emergenciais. Neste ambiente os atores são previamente treinados para diversas reações, de acordo com o caso passado pelo professor, podendo ser atividade prática ou avaliação.  Os consultórios são estruturados com macas, mesas e cadeiras e alguns acessórios para fazer uma análise no paciente, como realizar anamnese, ausculta pulmonar, ausculta cardíaca, aferir pressão e medir a temperatura.

O Centro de Simulação Realística, conta com uma estrutura moderna de alta tecnologia e um manequim de alta fidelidade, o SimMan 3G. O simulador de paciente realiza as suas funções, através de uma programação de cenários clínicos e emergenciais, e possui parâmetros físicos e fisiológicos, que permite múltiplos recursos de habilidades e complicações de vias aéreas, complicações respiratórias, recursos cardíacos, recursos circulatórios, RCP, recursos farmacológicos, entre outros. Neste ambiente o treinamento é baseado em cenários que combinam perfeitamente a necessidade de identificar áreas de aprimoramento de habilidades, bem como as áreas essenciais para que uma equipe funcione em conjunto, como comunicação, comportamento, liderança e gerenciamento de conflitos e dessa forma, promove tanto a segurança do aluno como a do paciente. Além disso, também é realizado simulações de emergência com atores, visando o aprendizado completo do aluno.