13/04/2020 - Hospital Simulado é um dos ambientes práticos do curso de Medicina

O Hospital Simulado é um dos ambientes de aprendizagem interno da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, onde os alunos têm contato desde o primeiro ano do curso de Medicina.

No primeiro e segundo ano os alunos realizam as atividades de habilidades médicas I, II, III, e IIII, posteriormente, no terceiro e quarto ano eles são inseridos em cenários de prática médica. As avaliações práticas de todo o curso de Medicina são realizadas na estrutura, que oferece toda tecnologia necessária.

Na enfermaria é realizado as competências de exame físico geral (exame de especialidades), procedimentos invasivos em manequins de baixa e média fidelidade (RCP, IOT e sondas), curativos, entre outros. A enfermaria também dispõe de uma farmácia simulada para que os alunos possam aprender a prescrever medicação.

Os cenários de emergência acontecem no ambiente de Simulação Realística, proporcionando aos alunos situações em que é treinado técnica, comunicação, liderança, más notícias, gerenciamento de conflitos e trabalho em equipe.

No ambiente de consultórios, os alunos aprendem a colher anamnese, realizar exame fisico geral e por especialidades, com atores treinados para situações diversas, onde os alunos precisam atendê-los com supervisão de professores avaliadores.
O Hospital Simulado é utilizado em aulas, mas é aberto até às 22h para treinamento individual de habilidades técnicas, cujo a necessidade do aluno, podendo receber auxílio de monitores.