FACISB

MEDICINA

 

Objetivos do Curso

Os objetivos do Curso são os seguintes:

  1. - Propiciar ao graduando do Curso de Medicina formação nas áreas de atenção, gestão e educação em saúde capacitando-o a compreender a questão do processo saúde- doença em uma perspectiva ampliada e interdisciplinar com competência técnica, política, ética e humanística.

  2. - Desenvolver sólida formação generalista, necessária para que o graduando em Medicina possa superar os desafios do exercício profissional, consciente da necessidade de atualização constante e aprimoramento de sua formação.

  3. - Fortalecer a prestação de serviços na atenção básica em saúde no município de Barretos e região.

  4. - Inserir o graduando do Curso de Medicina nas unidades de atendimento do SUS, em especial junto às Redes de Atenção à Saúde de Barretos e Região, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população brasileira.

  5. - Fortalecer a política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação do corpo docente da Facisb na capacitação das equipes de saúde de Barretos e região.

  6. - Propiciar ao graduando do Curso de Medicina conhecimentos curriculares no que concerne às dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o humano, considerando o sujeito individual e coletivo.

  7. - Proporcionar ao graduando do Curso de Medicina formação inicial que lhe permita compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, bem como sua participação nas ações de gerenciamento e administração no que diz respeito ao bem-estar da comunidade.

  8. - Estimular o graduando do Curso de Medicina para que seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir dos eixos de competência: gestão de serviços de saúde, cuidado individual, cuidado coletivo, produção e difusão de conhecimentos.

  9. - Estimular práticas de estudo independentes, visando progressiva autonomia profissional e intelectual do graduando do Curso de Medicina.

  10. - Estimular a realização de pesquisas aplicadas no SUS e fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, aulas práticas em laboratório, assim como os estágios curriculares e extracurriculares, a participação em atividades de extensão e programas de responsabilidade social.

  11. - Preparar o graduando para os desafios atuais do mercado de trabalho tanto para novas tecnologias quanto para novos usos de tecnologias tradicionais.

  12. - Possibilitar ao graduando sólida formação científica, que lhe permita a continuidade na carreira acadêmica.

  13. - Instituir mecanismos de avaliações periódicas com vistas à melhoria da qualidade da formação acadêmica e constante atualização curricular em consonância com as transformações do mundo contemporâneo.

  14. - Promover instrumentos de auto-avaliação institucional e do curso.

Precisa de ajuda ?