FACISB

MEDICINA

 

Perfil do Egresso

O egresso da Facisb terá uma formação eminentemente generalista e, antes de tudo, será um defensor do SUS. Deve ser um médico com sólida formação humanística e humanizada que compreende que suas ações perpetuarão o legado do Patrono da Instituição, Dr. Paulo Prata, segundo o qual “Não há remédio que faça efeito sem que primeiro se restabeleça a dignidade humana.”

O egresso tem de possuir senso crítico, percepção da realidade social em que atua e capacidade analítica transformadora. Na essência, é um profissional que tratará de pessoas e não de doenças, reconhecendo a importância da promoção e educação em saúde. Entenderá a importância da realização de atividades perenes e campanhas de prevenção enquanto políticas públicas indispensáveis para o cuidado integral em saúde. Compreenderá o contexto imediato e possibilidades de suas decisões clínicas, no sentido de melhor dimensionar as ações de recuperação e reabilitação da saúde nos âmbitos individual e coletivo. Será um profissional que valorizará o trabalho em equipe multiprofissional com vistas ao entendimento do processo de gestão em saúde.

Levando-se em conta o constante processo de reestruturação produtiva verificado nas últimas décadas e ainda em curso, será um profissional preparado para perceber e atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo, seja atendendo pessoas, seja se adaptando às transformações do mundo do trabalho. Deve, portanto, estar apto à utilização de novas tecnologias, como a telemedicina, ou novas formas de utilização de tecnologias já existentes, como o ultrassom na beira do leito pelo médico generalista.

Por fim, o egresso da Facisb deve ter por diretriz que o preparo médico é constante, estando sempre pronto para a continuidade em sua formação. Assim, deve o egresso estar pronto: I - para manter-se atualizado com o avanço dos conhecimentos médicos e literacia enquanto generalista; II - para o efetivo ingresso em programas de Residência Médica, que é a melhor estratégia para se obter a especialização. III - estar pronto para o prosseguimento em estudos de pós-graduação e mesmo para carreira acadêmica.

Assim, a instituição foi fundamentada sob a égide da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa, norteada por princípios éticos.

Precisa de ajuda ?