21/11/2022 - Ação do Projeto de Apoio à Saúde Feminina nas Penitenciárias

Os alunos participantes do Projeto de Apoio à Saúde Feminina nas Penitenciárias - PASFP realizaram uma ação em prol das mulheres privadas de liberdade, com a arrecadação de mais de 6 mil absorventes. Os produtos foram arrecadados por meio de doações do Mercado Manolo de Barretos e em dinheiro. Os donativos foram entregues ao Centro de Detenção Provisória de Guariba (CDP de Guariba – SP). Grande parte dos alunos do projeto são do primeiro ano do curso de Medicina da FACISB, em que os estudantes receberam a informação da carência do produto de higiene e se engajaram voluntariamente para ajudar essas mulheres que muitas vezes não tem acesso a itens básicos de higiene, intensificando a pobreza menstrual no cárcere. Parabéns aos envolvidos Ana Beatriz Franco Santos, Ana Júlia Lazarin Torrezan, Cibele Nogueira Magalo, Gabriela Silva Cabral, Luis Felipe Bianchini Reis e Beatriz Garbe Zaniolo.

“A realização da ação de visita ao presídio foi uma experiência única e que somou muito na minha formação pessoal e acadêmica. Primeiramente porque faço parte de um projeto social chamado Projeto de Apoio à Saúde Feminina nas Penitenciárias, que visa a arrecadação de absorventes para as mulheres privadas de liberdade, a fim de garantir um amparo na questão da saúde sexual. Além disso, a realização de exames como Papanicolau, palpação do fígado e também acompanhar a consulta do médico, acrescentaram muito para minha formação, pois pude sair da parte teórica e desenvolver a parte na prática, num ambiente totalmente incomum. Vejo que, mesmo estando presas e pagando por seus erros, ainda são humanas e precisam de cuidado e uma vida digna”, disse o aluno Luis Felipe Bianchini Reis sobre a ação.

Facisb, a Medicina que transforma!