Notícia

24/03/2025 - Projeto Previna Mais desenvolvido por alunos da FACISB leva a Bebedouro campanha de prevenção ao câncer

Projeto Previna Mais desenvolvido por alunos da FACISB leva a Bebedouro campanha de prevenção ao câncer

No último dia 22 de março, alunos da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata – FACISB estiveram em Bebedouro para participar das atividades do Projeto Previna Mais, uma iniciativa voltada para a prevenção e rastreamento de diferentes tipos de câncer. O evento contou com o apoio do Hospital de Amor, da Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro e de diversos empresários locais.

 

Everton Henrique Zem, diretor do Departamento de Saúde de Bebedouro, destacou a importância da nova parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde e os alunos da FACISB. "É uma parceria muito linda, um projeto que envolve os alunos da faculdade, que direciona a população na realização dos exames preventivos", afirmou Zem.

 

A estudante Maria Laura, do quinto período de medicina da FACISB, relatou sua experiência com o projeto. "Hoje estamos em Bebedouro para a realização do rastreio de câncer de pele, câncer de colo e reto, além da mamografia. Essa é uma atividade de extensão voltada para a população, e para nós, estudantes de medicina, é um privilégio ter essa experiência, pois agrega muito ao nosso aprendizado e nos permite um contato direto com os pacientes", explicou.

 

A moradora de Bebedouro Cláudia Maria Robledo de Andrade enfatizou a relevância da iniciativa. "Estou participando do evento de prevenção de câncer, principalmente o de pele, que é um exame de difícil acesso. Muitas vezes, tanto pelo SUS quanto no particular, a demora para uma consulta é grande. Acho essa campanha muito importante, pois oferece essa oportunidade à população para realizar exames preventivos", destacou.

 

O diretor-geral da FACISB, Sergio Serrano, ressaltou que o programa de extensão foi criado com foco no rastreamento e prevenção do câncer. "Percebemos que, tanto em Barretos como em Bebedouro, apenas 35% da população participa dos programas de prevenção do Hospital de Amor, mesmo sendo gratuitos. O ideal é alcançarmos 80%. A iniciativa do Projeto Previna Mais busca aumentar esses índices, além de oferecer uma experiência educativa para os estudantes de medicina", afirmou.

 

Serrano destacou também que uma das inovações do projeto é a parceria com uma empresa de Bebedouro no desenvolvimento da plataforma Prev Life, que utiliza inteligência artificial para o acompanhamento de lesões de pele. “O sistema é utilizado em conjunto com a equipe de prevenção do Hospital de Amor, ampliando as possibilidades de diagnóstico precoce e tratamento da doença”, disse.

 

O evento foi mais um passo importante na luta contra o câncer, promovendo conscientização e acesso a exames fundamentais para a prevenção da doença, além de ser uma oportunidade de experiência com a população para os estudantes do curso de medicina.

 

Precisa de ajuda ?