Pesquisa

Programas

  • Programa MD-PhD
    • O QUE É?

      Este programa representa uma oportunidade única para os estudantes de medicina se envolverem formalmente em investigação biomédica/clínica no início de sua carreira. Tem como principais objetivos integrar a pesquisa básica, translacional e clínica na formação acadêmica do médico, de modo a formar um profissional altamente motivado tanto para a prática médica quanto para a pesquisa científica. Busca, além disso, reduzir o tempo de formação do médico pesquisador.

      Neste programa, o discente interrompe a graduação e inicia as atividades relacionadas à sua tese de Doutorado (com prazo máximo de 36 meses). Ao final do Doutorado, ou seja, após a defesa da tese de Doutorado, o discente retorna para o curso de Medicina de forma a cursar o quinto e sexto ano e assim obter o título de Médico. O diploma de Doutorado só será homologado após a obtenção do Bacharelado em Medicina.

      QUEM PODE PARTICIPAR?

      O programa destina-se a discentes do oitavo período do curso de Medicina da FACISB de excepcional desempenho, motivação e com profundo interesse na carreira científica.

      A participação no programa possui os seguintes pré-requisitos:

      • Estar cursando o oitavo período do curso de Medicina – FACISB;
      • Ter participado de programa de Iniciação Científica por pelo menos 1 ano,
      • Não ter reprovação em seu histórico acadêmico,
      • Ser aprovado em seleção interna da faculdade como candidato ao programa MD/PhD. Como o programa destina-se a graduandos de excepcional qualificação e motivação, candidatos podem não ser selecionados.
      • Ser aprovado em processo seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos (HCB),
      • Ter um professor orientador devidamente cadastrado no Programa de Pós-Graduação em Oncologia do HCB.


      PROCESSO SELETIVO

      Para ingressar no programa MD/PhD, os alunos deverão prestar processo seletivo na FACISB e no Hospital de Câncer de Barretos, ficando condicionado à dupla aprovação em ambas as instituições.

      O processo seletivo na FACISB levará em consideração os itens expostos abaixo:
      • Análise do Histórico Escolar;
      • Análise do currículo lattes, com ênfase nas atividades de pesquisa consubstanciadas em resumos apresentados em congressos, artigos publicados, na participação em cursos eletivos e intercâmbio em laboratórios de pesquisa.
      • Apresentação do projeto de Doutorado;
      • Cartas de recomendação de três docentes, dentre eles o orientador;
      • Entrevista com a Comissão, visando avaliar o plano de pesquisa, a capacidade e conhecimento do aluno para desenvolver o projeto proposto.

      O processo seletivo junto ao Programa de Pós-Graduação em Oncologia do HCB seguirá os moldes preconizados por esse Programa de Pós-Graduação para a modalidade stricto sensu.

      O ingresso no programa de MD/PhD fica condicionado à dupla aprovação.

      Saiba como concorrer ao programa no Edital.

      Saiba mais

  • Programa de Incentivo ao Pesquisador (PIP)
    • O QUE É ?

      A FACISB propõe-se a auxiliar e incentivar o docente pesquisador vinculado à Instituição através de um Programa com regulamento próprio para auxílio financeiro direcionado à pesquisa.

       

      QUEM PODE PARTICIPAR?

      Têm direito a participar no PIP todos os professores com título de Especialista, Mestre e Doutor obtidos em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, que possuem vínculo formal com a FACISB, após aprovação pela Coordenação de Pesquisa.

       Os professores interessados em participar no PIP devem realizar a sua inscrição no período divulgado anualmente pela Coordenação de Pesquisa, por meio de formulário próprio.

      Todos os professores devem comprovar sua titulação acadêmica na ocasião da inscrição, possuir o Curriculum Lattes cadastrado e atualizado (últimos 90 dias) na Plataforma Lattes e entregar o formulário de cadastro do(s) projeto(s) de pesquisa.


      QUAL O PERÍODO PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSO?

      O período para solicitação de recursos no PIP será a partir da data em que a verba Institucional for aprovada até outubro de cada ano. O prazo mínimo para solicitações deve ser respeitado.

      Os pesquisadores cadastrados no PIP devem preencher, ao final de cada ano, um relatório de produção científica, juntamente com documentação comprobatória.

      A apresentação do relatório científico deve ser realizada via digital junto à secretaria do CPGPE.

      Saiba como concorrer ao programa no Edital.

      Saiba mais

  • Programa de Iniciação Científica (PIC)
    • O QUE É?

      O Programa de Iniciação Científica (PIC) da FACISB, sob supervisão da Coordenação de Pesquisa do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CPGPE), tem por finalidade oferecer aos acadêmicos do curso de Medicina a oportunidade de aprimorar a sua formação por meio do desenvolvimento científico. As oportunidades se traduzem na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, participação em congressos e vivências que proporcionem o desenvolvimento científico dos estudantes e da Instituição.

      QUEM PODE PARTICIPAR?

      Os alunos matriculados na FACISB e interessados em candidatar-se ao programa devem procurar os professores que realizam atividades de pesquisa e manifestar o seu interesse. Uma lista de professores da FACISB, que se encontram engajados em atividades de pesquisa e suas relativas áreas de concentração e linhas de pesquisa, encontra-se disponível junto à CPGPE e no site Institucional.

      PROCESSO SELETIVO

      A seleção dos candidatos será realizada semestralmente, por meio de Edital, seguindo cronograma estipulado para o Processo Seletivo de IC, que será divulgado pela secretaria do CPGPE com a devida antecedência. A FACISB disponibiliza duas (2) bolsas de Iniciação Científica Institucionais (uma em cada Edital), ficando a concessão destas vinculada ao processo seletivo específico.

      Os documentos necessários para a realização do processo seletivo para a IC deverão ser entregues na secretaria do CPGPE, na forma impressa e eletrônica, conforme datas estipuladas nos editais semestrais.

      ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

      O acompanhamento dos projetos de IC será realizado por meio da análise de relatórios parcial e final, enviados à Secretaria do CPGPE na forma impressa e digital, 6 meses e 1 ano após a data de assinatura do Termo de Compromisso com o PIC, respectivamente.

      Os relatórios deverão ser acompanhados de um formulário específico (Formulário de Encaminhamento do Relatório de Iniciação Científica) a ser preenchido pelo aluno e pelo Orientador e assinado pelo Orientador.

      Saiba mais