Pesquisa

Programas

  • Programa de Incentivo ao Pesquisador (PIP)
    • O QUE É ?

      A FACISB propõe-se a auxiliar e incentivar o docente pesquisador vinculado à Instituição através de um Programa com regulamento próprio para auxílio financeiro direcionado à pesquisa.

       

      QUEM PODE PARTICIPAR?

      Têm direito a participar no PIP todos os professores com título de Especialista, Mestre e Doutor obtidos em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, que possuem vínculo formal com a FACISB, após aprovação pela Coordenação de Pesquisa.

       Os professores interessados em participar no PIP devem realizar a sua inscrição no período divulgado anualmente pela Coordenação de Pesquisa, por meio de formulário próprio.

      Todos os professores devem comprovar sua titulação acadêmica na ocasião da inscrição, possuir o Curriculum Lattes cadastrado e atualizado (últimos 90 dias) na Plataforma Lattes e entregar o formulário de cadastro do(s) projeto(s) de pesquisa.


      QUAL O PERÍODO PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSO?


      O período para solicitação de recursos no PIP será a partir da data em que a verba Institucional for aprovada até outubro de cada ano. O prazo mínimo para solicitações deve ser respeitado. 

      Os pesquisadores cadastrados no PIP devem preencher, ao final de cada ano, um relatório de produção científica, juntamente com documentação comprobatória.
      A apresentação do relatório científico deve ser realizada via digital junto à secretaria do CEPIS.
      Saiba como concorrer ao programa na chamada pública divulgada anualmente.

  • Programa de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica(PIC/ITEC)
    • O QUE É?

      O Programa de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (PIC/ITEC) da FACISB, sob supervisão da Coordenação de Pesquisa e do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (CEPIS), tem por finalidade oferecer aos acadêmicos do curso de Medicina a oportunidade de aprimorar a sua formação por meio do desenvolvimento científico e tecnológico. As oportunidades se traduzem na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento de soluções em saúde, participação em congressos e vivências que proporcionem o desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes e da Instituição.

      QUEM PODE PARTICIPAR?

      Os alunos matriculados na FACISB e interessados em candidatar-se ao programa devem procurar os professores que realizam atividades de pesquisa e inovação tecnológica (IT) e manifestar o seu interesse. Uma lista de professores da FACISB, que se encontram engajados em atividades de pesquisa e suas relativas áreas de concentração e linhas de pesquisa, encontra-se disponível junto à CEPIS e no site Institucional.

      PROCESSO SELETIVO

      A seleção dos candidatos será realizada semestralmente, por meio de edital, seguindo cronograma estipulado para o Processo Seletivo de IC e para o Processo Seletivo de IT, que será divulgado pela secretaria do CEPIS . A FACISB disponibiliza bolsas institucionais para o programa PIC/ITEC, sendo duas (2) bolsas de IC (uma em cada edital) e 2 bolsas de IT (uma em cada edital), sendo a concessão destas vinculada ao processo seletivo específico.

      Os documentos necessários para a realização do processo seletivo para a IC e para a IT deverão ser entregues na secretaria do CEPIS, na forma impressa e eletrônica, conforme datas estipuladas nos editais semestrais.

      ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

      O acompanhamento dos projetos de IC/IT será realizado por meio da análise de relatórios parcial e final, enviados à Secretaria do CEPIS na forma impressa e digital, 6 meses e 1 ano após a data de assinatura do Termo de Compromisso com o PIC/ITEC, respectivamente.

      Os relatórios deverão ser acompanhados de um formulário específico (Formulário de Encaminhamento do Relatório de Iniciação Científica) a ser preenchido pelo aluno e pelo Orientador e assinado pelo Orientador.

Precisa de ajuda ?